ESTATUTO DA IGREJA PAROUSIA
ESTATUTO SOCIAL
ORGANIZAÇÃO RELIGIOSA - IGREJA PAROUSIA


SUMÁRIO
CAPÍTULO I - DA DENOMINAÇÃO, SEDE, FINS E DURAÇÃO | 3 |
CAPÍTULO II - DOS MEMBROS, DIREITOS, DEVERES E EXCLUSÃO | 3 |
CAPÍTULO III - DO PROCEDIMENTO DISCIPLINAR | 6 |
CAPÍTULO IV - DAS ASSEMBLEIAS GERAIS | 7 |
CAPÍTULO V - DA ADMINISTRAÇÃO CIVIL E DA REPRESENTAÇÃO | 8 |
CAPÍTULO VI - DOS BENS E DOS RENDIMENTOS E SUA APLICAÇÃO | 13 |
CAPÍTULO VII - DA COMISSÃO DE EXAME DE CONTAS DA TESOURARIA | 13 |
CAPÍTULO VIII - DOS RELATÓRIOS DAS ATIVIDADES | 14 |
CAPÍTULO IX - DAS CONGREGAÇÕES | 14 |
CAPÍTULO X - DA DISSOLUÇÃO | 14 |
CAPÍTULO XI - DISPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS | 15 |
CAPÍTULOI - DA DENOMINAÇÃO, SEDE, FINS EDURAÇÃO
Artigo 1°. IGREJA PAROUSIA com base jurídica no título 11 do capítulo do artigo 5°, incisos VI, VII e VIII, da Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 05 de outubro de 1988, e pelo Código Civil aprovado pela Lei n° 10.406 de 10/01/2002, com base no título 11 das pessoas jurídicas e capítulo I, com sede à Rua Clóvis Líra 246, Nova Parnamirim, Parnamirim-RN, CEP 59150-300, é uma organização religiosa, de caráter educacional, cultural, beneficente, filantrópica e assistencial no Brasil, sem fins lucrativos, constituída de crentes em nosso Senhor Jesus Cristo, e que se regerá por este Estatuto e pelas normas legais pertinentes.
Artigo 2°. A Igreja funcionará por tempo indeterminado.
Artigo 3°. A igreja PAROUSIA tem por fim prestar culto a Deus, em espírito e em verdade, pregar o evangelho, fazer discípulo, batizar os conversos e ensinar os fiéis a guardar a doutrina e prática das Escrituras Sagradas do Antigo e Novo Testamento, na sua pureza e integridade, bem como, promover a aplicação dos princípios de fraternidade cristã e o crescimento de seus membros na graça e no conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Parágrafo Primeiro. A igreja utilizar-se-á dos meios de comunicação social que melhor permitam o cumprimento de suas finalidades em todo o território nacional, podendo abrir e fechar igrejas locais e Regiões Administrativas, criar e manter gráficas, editoras de livros e revistas, gravadoras e distribuidoras de discos, cassetes, filmes e outros.
Parágrafo Segundo. Para atingir suas finalidades, a Igreja poderá:
- Organizar ministérios, equipes e departamentos;
- Distribuir a Bíblia Sagrada;
- Promover de atividades sociais, culturais, recreativas e beneficentes.
CAPÍTULOII - DOS MEMBROS, DIREITOS, DEVERES E EXCLUSÃO
Artigo 3°. Membros são pessoas que fazem parte de uma corporação, de uma Associação religiosa com finalidade em receber orientações fundamentadas através da Bíblia Sagrada.
Parágrafo Único. Um membro da igreja PAROUSIA é uma pessoa que subscreve a Declaração de Fé aceita pela igreja PAROUSIA, a qual constitui anexo e parte integrante deste estatuto.
Artigo 4°. A Igreja terá número ilimitado de membros, os quais serão admitidos na qualidade de crentes no Senhor Jesus Cristo, pessoas do sexo masculino ou feminino, independente de nacionalidade, cor ou condição social.
Artigo 5°. A Admissão de membros da Igreja dar-se-à por:
- Batismo dos novos convertidos;
- Aclamação pública dos que procederem de outras Igrejas Evangélicas;
- Carta de transferência de membros procedentes de outras Igrejas evangélicas;
- Restauração dos que tiverem sido afastados ou excluídos dos privilégios da Igreja.
Direitos dos membros:
- Tomarem parte nas Assembleias Gerais da Igreja;
- Participarem da Santa Ceia;
- Serem informados das atividades e projetos da igreja;
- Serem convocados para participar das reuniões dos órgãos ou comissões de que sejam membros, podendo nelas, quando no uso da palavra, apresentar moções, reclamações e protestos;
- Votarem e serem votados.
Parágrafo Primeiro. Para exercer o ofício de Presbítero será necessário que o membro tenha pelo menos quatro anos de membro da Igreja, salvo casos especiais, a juízo do Presbitério, sobre aqueles que vierem transferidos de outra Igreja Evangélica.
Parágrafo Segundo. Perderão os privilégios e direitos de membros os que forem excluídos por disciplina e, bem assim, os que, embora moralmente inculpáveis, manifestarem o desejo de não permanecer na Igreja.
Deveres dos membros:
- Cumprirem os estatutos e as decisões do órgão de administração;
- Prestarem ajuda e colaboração à Igreja, quando para tanto forem solicitados, sempre gratuitamente;
- Comparecerem às Assembleias Gerais Ordinárias e Extraordinárias, quando convocados, salvo motivo devidamente justificado;
- Zelarem pelo patrimônio moral e material da Igreja;
- Prestigiarem a instituição e propagarem o evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, no espírito cristão;
- Cooperarem voluntariamente para o aumento e conservação do patrimônio da Igreja;
- Sendo eleito a qualquer cargo, inclusive da diretoria, desempenhar suas funções com presteza, sem pretender ou exigir qualquer remuneração ou participação de seus bens patrimoniais.
Artigo 8°. A exclusão de membros, inclusive da diretoria, dar-se-é havendo justa causa considerada da existência de motivos graves, depois de aprovada pela maioria de votos dos presentes, através de ASSEMBLEIA Extraordinária convocada para esse fim, cabendo ao acusado pleno direito de sua defesa. Serão excluídos:
- Os que abandonarem a igreja sem qualquer comunicação;
Os que solicitarem sua exclusão espontaneamente;
Os que deixarem de dar bom testemunho público; - Os que se desviarem da Igreja e dos preceitos bíblicos, recomendados como regra de ensinamento;
- Os que praticarem imoralidade em desconformidade com a Declaração de Fé aceita pela igreja PAROUSIA, a qual constitui anexo e parte integrante deste estatuto;
- Os que não cumprirem seus deveres expressos neste estatuto;
- Por praticarem rebeldia contra órgão da administração;
Por roubo ou furto qualificado; - Por terem relacionamento amoroso (no sentido grego de Eros) com duas ou mais pessoas simultaneamente;
- Por praticarem pedofilia;
- Por terem relacionamento amoroso (no sentido grego de Eros) com duas ou mais pessoas simultaneamente;
- Os motivos graves não previstos nestes artigos serão resolvidos nos casos omissos através de uma ASSEMBLEIA Geral Extraordinária convocada para esse fim, lavrada em ata para que possua força estatutária.
- Quem for desligado da Igreja não terá nenhum direito patrimonial, econômico ou financeiro; ou participação de seus bens, como também devolução das ofertas, das coletas ou dos dízimos e outras contribuições que tenha efetuado.
CAPÍTULOIII - DO PROCEDIMENTO DISCIPLINAR
Artigo 9°. A juízo da ASSEMBLEIA, qualquer membro, inclusive da diretoria, que for disciplinado, ficará sem direito a votar e ser votado, devendo ser transcrito em ata e aprovada pela maioria dos presentes através de uma ASSEMBLEIA Geral Extraordinária.
Artigo 10°. Ao membro acusado é assegurado o contraditório e a ampla defesa, com meios e recursos a ele inerente.
Parágrafo Primeiro. Instaurar-se-á o procedimento disciplinar mediante denuncia que conterá a falta praticada pelo denunciado, a indicação das provas e assinatura do denunciante dirigida ao Pastor da Igreja.
Parágrafo Segundo. Passado o tempo da medida disciplinar, o membro voltará a ter seus direitos, devendo ser transcrito em ata e aprovada pela maioria dos presentes através de uma ASSEMBLEIA Geral Extraordinária convocada para esse fim.
Artigo 11°. Por decisão da ASSEMBLEIA Geral, será permitida a readmissão do Associado, mediante pedido de reconciliação e nova proposta de aceitação das condições previstas no artigo 5° e incisos.
Artigo 12°. O membro terá, no mínimo, que freqüentar as atividades dominicais da Igreja e, deixando de atendê-Ias por 90 dias consecutivos, sem apresentar justificativa, por escrito, será submetido a procedimento disciplinar, assegurada ampla defesa.
Artigo 13°. Da residência, por mais de seis meses em cidade diversa da Igreja o membro deverá comunicar em qual igreja se encontra freqüentando, a fim de que a diretoria envie sua carta de transferência, assegurando, em qualquer caso, o direito a sua reintegração à condição de membro permanente, quando do seu retorno a esta jurisdição eclesiástica, desde que esteja em plena comunhão com a Igreja receptora.
Parágrafo Único. Os membros da Igreja, de paradeiro ignorado durante 6 meses, serão excluídos.
Artigo 14°. Não será readmitido o membro que se tenha filiado a igreja, cujos costumes e doutrinas sejam incompatíveis com os previstos nos Artigos deste estatuto. Exceto o caso em que o mesmo aceite a orientação através de um discipulado.
Artigo 15°. Os menores de 18 anos só poderão ser admitidos como membros após autorização por escrito dos respectivos pais ou seus representantes legais.
CAPÍTULOIV - DAS ASSEMBLEIAS GERAIS
Artigo 16°. A ASSEMBLEIA Geral é um órgão deliberativo e consultivo, e é constituída pelos membros da igreja que não se encontrem suspensos do exercício dos seus direitos.
Parágrafo Primeiro.Para dirigir os trabalhos da assembleia geral é constituída uma mesa, composta por pelo menos um presidente, um secretário e um tesoureiro.
Parágrafo Único: A ASSEMBLEIA geral da Igreja se reunirá quando convocada:
- Pelo presbitério;
- Pelo Presidente da Igreja ou por seu substituto estatutário;
- Por 1/5 (um quinto) dos membros.
Artigo 17°. A Assembleía geral da Igreja se reunirá para:
- Aprovar os seus estatutos e deliberar quanto à sua constituição em pessoa jurídica;
- Aprovar o regimento interno da Igreja;
- Tratar de assuntos administrativos quando solicitada pelo presbitério;
- Deliberar sobre questões encaminhadas pelo Presbitério a respeito de investimentos, aquisições, permutas, doações, gravações de ônus real, aceitar legados onerosos ou não;
- Admissão, demissão e exclusão de membros;
- Eleger os membros da Direção e substituí-Ios com fundamento em falta que implique a perda de confiança;
- Eleger os membros da Comissão de exame de contas da tesouraria e substituí-Ios com fundamento em falta que implique a perda de confiança;
- Aprovar o relatório e as contas da igreja, com o parecer da Comissão de exames de contas da tesouraria;
- Deliberar acerca de fusão ou a dissolução da igreja, por maioria de 4/5 dos seus membros.
Artigo 18°. A Reunião da ASSEMBLEIA Geral deverá ser convocada com antecedência de pelo menos oito dias, por meio de convocatória afixada em lugar visível no interior do templo, dela devendo constar a ordem do dia, a data e a hora e o local da reunião, e só poderá funcionar em primeira convocação com a presença mínima de membros em número correspondente a um terço (1\5) dos membros.
Parágrafo Primeiro.Em Segunda convocação a reunião da ASSEMBLEIA Geral se realizará com 1/5 (um quinto) dos membros, no mínimo oito dias após a primeira convocação.
Parágrafo Segundo.Todas as deliberações da assembleia geral da Igreja deverão ter a aprovação de maioria absoluta dos membros votantes presentes.
Artigo 19°. A presidência da ASSEMBLEIA cabe ao pastor principal e na ausência ou impedimento deste, ao pastor auxiliar designado pelo presidente ou, então, ao vice-presidente do presbitério, caso a Igreja não tenha pastor auxiliar.
CAPÍTULOV - DA ADMINISTRAÇÃO CIVIL E DA REPRESENTAÇÃO
Artigo 20°. A Administração civil da Igreja compete à diretoria da Igreja que neste ato recebe o nome de Presbitério sendo este formado pelo pastor principal, pastor auxiliar e pelos presbíteros.
Artigo 21°. São funções do Presbitério:
- Um presbitério é uma pessoa que satisfaz ao 1 Timóteo 3:1-13 e Tito 16-9;
- Exercer o governo espiritual e administrativo da Igreja sob sua jurisdição, velando atentamente pela fé e comportamento dos crentes, de modo que não negligenciem os seus privilégios e deveres;
- Admitir, disciplinar, transferir e demitir membros;
- Encaminhar o processo de escolha de presbíteros;
- Encaminhar o processo de escolha, admissão e exoneração de pastores;
- Consagrar, ordenar, instalar e dar posse aos pastores e presbíteros;
- Supervisionar, orientar o trabalho dos ministérios, equipes e departamentos;
- Exigir que os oficiais e funcionários sob sua direção cumpram fielmente suas obrigações;
- Organizar e manter em boa ordem os arquivos, registros e estatística da Igreja;
- Organizar e manter em dia o rol de membros da Igreja;
- Apresentar anualmente à Igreja relatório das suas atividades, acompanhado das respectivas estatísticas;
- Resolver caso de dúvida sobre doutrina e prática, para orientação da consciência cristã;
- Suspender a execução de medidas votadas pelos ministérios, equipes e departamentos da Igreja que possam prejudicar a vida espiritual dos fiéis;
- Aprovar os regimentos internos dos Ministérios, Equipes e Departamentos.
Artigo 22°. A Igreja será mantida de modo eficiente e de acordo com a providência e a vontade de Deus, e terá seu presbitério constituído por no mínimo 05 (cinco) membros, a saber: 01 (um) Presidente, 01 (um) Vice-presidente, 01 (um) Secretário e 02 (dois) tesoureiros.
Artigo 23°. Ao Presidente compete:
- Representar a Igreja ativa, passiva, judicial e extrajudicialmente;
- Convocar os membros para Assembleias Gerais da Igreja;
- Zelar pelo bom funcionamento da Igreja e o cumprimento de seus propósitos;
- Supervisionar as atividades de cada um dos membros da Diretoria;
- Cumprir e fazer cumprir os artigos, parágrafos e alíneas destes estatutos.
Artigo 24°. Ao Vice-Presidente compete:
- Substituir o Presidente na sua falta ou impedimento;
- Auxiliar o Presidente no que for necessário.
Artigo 25°. Ao Secretário compete:
- Redigir as atas do Presbitério;
- Redigir as atas da ASSEMBLEIA Geral da Igreja;
- Organizar e manter os arquivos da Igreja, Rol de Membros e Correspondências;
- Assinar com o Presidente, quando for necessário, as correspondências e notas oficiais.
Artigo 26°. Ao 1º Tesoureiro compete:
- Depositar em conta bancária da Igreja todos os recursos financeiros da Igreja;
- Administrar conta bancária, entradas e saídas, livros de caixa, movimentos financeiros e demais funções concernentes à contabilidade da Igreja, registrando em livro de caixa todo o movimento financeiro da Igreja;
- Apresentar à Comissão de exame de contas da tesouraria no final do ano um balancete anual da tesouraria, acompanhados de todos os livros e comprovantes, inclusive contas bancárias.
Artigo 27°. Compete ao 2º Tesoureiro substituir legalmente o 1º Tesoureiro, em suas faltas e impedimentos, assumindo o cargo em caso de vacância, bem como auxiliar o 1º Tesoureiro na organização da administração e apresentar à Comissão de exame de contas.
Artigo 28°. Aos demais membros do Presbitério compete:
- Participarem das reuniões da Diretoria;
- Assumirem alguma função da diretoria quando necessário.
Artigo 29°. Qualquer membro da diretoria do Presbitério perderá o seu mandato nos seguintes casos:
- Por renúncia ou abandono;
- Por exclusão;
- Por falecimento;
- Por incompatibilidade ou por graves infrações;
- Por exoneração do Presbitério.
Artigo 30°. O Presidente e Vice-Presidente da Igreja serão eleitos por tempo indeterminado e em passados por uma ASSEMBLEIA Geral.
Artigo 31°. Os presbíteros serão eleitos neste primeiro mandato pela ASSEMBLEIA geral de fundação; daí por diante serão escolhidos pelo pastor ou pastores, aprovados pelo Presbitério.
Parágrafo Primeiro. Haverá eleição a cada 04 (quatro) anos somente para os cargos de 1º Secretário e 1º e 2º Tesoureiros da Igreja.
Parágrafo Segundo. O Presbitério no Período de Orientação e preparação da Igreja ouvirá os membros através do voto.
Parágrafo Terceiro. Além de ouvir a Igreja, o Presbitério, no processo de escolha poderá fazer uma votação entre os Pastores e até entre os próprios candidatos quando estes forem em número superior ao número de vagas definidas pelo Presbitério.
Parágrafo Quarto. A eleição destes cargos poderá recair somente sobre os presbíteros.
Artigo 32°. O mandato do presbítero terá duração de 4 (quatro) anos, que poderá ser renovado.
Artigo 33°. O presbitério se reunirá quando:
- Convocado pelo pastor presidente;
- Convocado pelo vice-presidente, caso o presidente esteja impedido ou se recuse a fazê-Ia;
- A pedido por escrito por pelo menos 2/3 (dois terços) dos presbíteros.
Artigo 34°. A Diretoria reunir-se-à, ordinariamente, a cada três meses e, extraordinariamente, quando convocada nos termos do artigo 33, e terá um livro de atas onde registrará suas decisões para que tenham seus efeitos legais.
Parágrafo Primeiro. As decisões da diretoria deverão ser tomadas por maioria de votos, devendo estar presentes, ou devidamente representados, na reunião, a maioria absoluta dos membros da Diretoria, cabendo ao Presidente, em caso de empate, o voto de qualidade.
Parágrafo Segundo. As reuniões serão convocadas com antecedência mínima de 08 (oito) dias de sua realização, onde constará: local, dia, mês, ano, hora da primeira e segunda chamada, ordem do dia, e o nome de quem a convocou, na Sede da Igreja.
Parágrafo Terceiro. A Reunião será convocada mediante carta, email com aviso de leitura ou qualquer outro meio de comunicação ou eletrônico com aviso de recebimento, informando local, data, hora e assunto a ser debatido, enviada a todos os membros do Presbitério.
Parágrafo quarto. Cada membro do Presbitério tem direito a um voto e todas votações em uma reunião acontecem de forma oral, a menos que pelo menos 02 (dois) membros antes da votação solicitem que o escrutínio seja por escrito.
Parágrafo quinto. A votação por escrito deverá ocorrer a cartas fechadas com ou sem assinatura, de modo que os votos em branco não serão considerados como consentimento.
Parágrafo sexto. Em casos onde haja necessidade de maior operacionalidade, o Presbitério poderá tomar decisões através de um parecer redigido pelo secretário, onde conterá um relatório, fundamento e decisão a ser tomada, o qual deverá ser assinado pelo Presidente e mais 02 (dois) presbíteros.
Artigo 35°. Não haverá qualquer tipo de remuneração para o exercício dos cargos de diretoria do Presbitério.
Artigo 36°. A Presidência do presbitério compete ao pastor principal da Igreja, e se a Igreja tiver pastor auxiliar, havendo necessidade, a presidência do presbitério poderá ser exercida pelo pastor auxiliar designado pelo presidente, na ausência do Vice-Presidente.
Parágrafo Único. A reunião do presbitério que for dirigida pelo vice-presidente não poderá tratar de disciplina ou exclusão de membros, mudanças no estatuto e no regimento interno e da exoneração de pastores, presbíteros e diretores de Presbitério.
CAPÍTULOVI - DOS BENS E DOS RENDIMENTOS E SUA APLICAÇÃO
Artigo 37°. São bens da Igreja, ofertas, dízimos, doações, legados, bens móveis ou imóveis, títulos e apólices, juros e quaisquer outras rendas permitidas por lei.
Artigo 38°. Os rendimentos serão aplicados na manutenção dos serviços religiosos e no que for necessário ao cumprimento dos fins da Igreja como remuneração de pastores e missionários, materiais religiosos, proclamar o evangelho, suportar o Evangelische Zending Bem do Brasil, e outro fins religiosos.
Artigo 39°. O tesoureiro da Igreja responde pelas importâncias sob sua responsabilidade, com seus bens havidos e por haver.
Artigo 40. As contas bancárias serão movimentadas com a assinatura do presidente e do tesoureiro.
Parágrafo Único. Quando a Igreja Parousia efetuar transação financeira em valor acima de R$ 15.000,00 (quinze mil reais), deverá haver a aprovação em reunião do Presbitério, bem como o consentimento da operação só terá validade com a assinatura do Presidente, Tesoureiro e Secretário, ou aqueles que imediatamente os substituam no tocante às competências dos cargos, conforme disposição estatutária.
CAPÍTULOVII - DA COMISSÃO DE EXAME DE CONTAS DA TESOURARIA
Artigo 41°. O Presbitério nomeará, anualmente, uma comissão de exame de contas da tesouraria, composta, no mínimo, por três pessoas, membros em plena comunhão da Igreja.
Parágrafo Primeiro. Esta escolha poderá recair sobre quaisquer membros da Igreja.
Parágrafo Segundo. O Tesoureiro fornecerá a essa comissão um balancete trimestral e ainda no fim do ano um balancete anual da tesouraria, acompanhada de todos os livros e comprovantes, inclusive contas bancárias.
Parágrafo Terceiro. A Comissão de contas, por sua vez, prestará relatório ao Presbitério, trimestralmente e anualmente, acompanhados dos balancetes da tesouraria.
Parágrafo Quarto. A Comissão de exame de contas, juntamente com o tesoureiro, no final de cada ano elaborará uma prévia de orçamento financeiro, para o ano seguinte, que deverá ser aprovada pelo presbitério e divulgada no boletim anual especial de atividades.
CAPÍTULOVIII - DOS RELATÓRIOS DAS ATIVIDADES
Artigo 42. O presbitério divulgará anualmente em boletim oficial ou em caderno especial ou ainda nos quadros de avisos da Igreja relatórios de suas atividades, de seus pastores, da tesouraria da Igreja e dos ministérios.
CAPÍTULOVIII - DAS CONGREGAÇÕES
Artigo 43°. A Igreja poderá manter congregações, ou seja, frentes missionárias que ainda não estejam juridicamente emancipadas e que estarão sob a tutela deste Estatuto, bem como abrir novas filiais por iniciativa do Presbitério.
- Caberá à Igreja o gerenciamento de todo movimento das congregações e filiais, tanto com referência ao rol de membros, quanto ao movimento financeiro;
- Em caso de cisão unilateral da congregação ou filial, os bens patrirnoniais - móveis, imóveis dinheiro em caixa - pertencerão à Igreja sede, sem direito à reclamação em juízo ou fora dele contra a Igreja;
- As congregações e filiais deverão, mensalmente, prestar conta de seu movimento financeiro à tesouraria geral, com as despesas todas comprovadas;
- A substituição de dirigentes de congregações e filiais é de alçada do Pastor titular referendado pela Assembleia Geral.
CAPÍTULOX - DA DISSOlUÇÃO
Artigo 44°. A Igreja poderá ser dissolvida, a qualquer tempo, uma vez constatada a impossibilidade de sua sobrevivência, face à impossibilidade da manutenção de seus objetivos sociais, ou desvirtuamento de suas finalidades estatutárias ou, ainda, por carência de recursos financeiros e humanos, mediante deliberação de ASSEMBLEIA Geral Extraordinária, especialmente convocada para este fim, composta de associados contribuintes em dia com suas obrigações sociais, não podendo ela deliberar sem voto concorde de 2/3 (dois terços) dos presentes, sendo em primeira chamada, com a totalidade dos associados e em segunda chamada, uma hora após a primeira, com a presença de, no mínimo, 1/3 (um terço) dos associados.
Parágrafo Primeiro. No caso de dissolução da Associação, o respectivo patrimônio líquido será transferido para outra pessoa jurídica qualificada nos termos da Lei n. 9.790/99, preferencialmente que tenha o mesmo objetivo social.
Parágrafo Segundo. Na hipótese da Associação obter e, posteriormente, perder a qualificação instituída pela Lei n. 9.790/90, o acervo patrimonial disponível, adquirido com recursos públicos durante o período que perdurou aquela qualificação, será contabilmente apurado e transferido a outra pessoa jurídica qualificada nos termos da mesma Lei, preferencialmente que tenha o mesmo objetivo social.
CAPÍTULOXI - DISPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS
Artigo 45°. Nenhum membro da Igreja que for excluído do rol de membros ou pedir desligamento da Igreja terá qualquer direito patrimonial, econômico ou financeiro, nem participação dos bens de qualquer espécie da Igreja a título de reposição ou ressarcimento das contribuições feitas enquanto membro. Deste modo, ficam nulas quaisquer pretensões a direitos, por parte do excluído em possíveis ações jurídicas contra esta Igreja que pertenceu na condição de membro.
Artigo 46°. Os membros da Igreja respondem com os bens desta, e não individualmente, solidariamente ou subsidiariamente, pelas obrigações por ela contraída.
Artigo 47°. São nulas de pleno direito quaisquer disposições, que, no todo ou em parte, implícita ou explícita, contidas nos regimentos internos dos ministérios da Igreja, que contrariarem ou ferirem este estatuto da Igreja PAROUSIA ou os princípios da carta de fé no anexo! deste estatuto.
Artigo 48°. Os estatutos poderão ser reformados, no todo ou em parte, mediante proposta a ser apreciada e estudada pelo presbitério, aprovado por uma ASSEMBLEIA geral convocada para esse fim, após 01 (um) ano de vigência.
Parágrafo Único. Os casos omissos neste estatuto serão resolvidos pelo presbitério, referendados pela ASSEMBLEIA Geral e transcritos em ata para que tenham força estatutária.
Artigo 49°. A Igreja deve elaborar um regimento interno.
Parágrafo Único. Os artigos de fé farão parte do regimento interno e dele será parte indispensável.
Artigo 50°. Este estatuto entra em vigor após registrado em cartório competente, revogadas as disposições em contrário.
Artigo 51°. Fica eleita a Comarca da cidade de Natal, Estado do Rio Grande do Norte, para dirimir quaisquer dúvidas oriundas deste Estatuto.
Natal/RN, 03 de fevereiro de 2017.
Wilfred René Starrenburg
Presidente da IGREJA PAROUSIA
Priscila Ramos Starrenburg
Vice - Presidente da IGREJA PAROUSIA
Adolfo Magalhães Cavalcanti
OAB/RN 12.649
Rodrigo Silva
OAB/RN 13.077
ANEXO ESTATUTO DA IGREJA PAROUSIA -DECLARAÇÃO DE FÉ
IGREJA PAROUSIA é uma entidade religiosa, de caráter educacional, cultural, beneficente, filantrópica e assistencial no Brasil.
A PAROUSIA não tem fins lucrativos. Sua finalidade é a evangelização através dos meios de comunicação social, podendo abrir e fechar igrejas locais e Regiões Administrativas, criar e manter gráficas, editoras de livros e revistas, gravadoras e distribuidoras de discos, cassetes, filmes e outros; enfim, valer-se dos meios de comunicação que melhor permitam o cumprimento de suas finalidades em todo o território nacional. Dedicar-se-á, também, à s obras de promoção humana, social, cultural e educacional.
O membro de Parousia crê que ele/ela é pecador(a) e aceita pessoal o Senhor Jesus Cristo como Salvador e Senhor. Ele/ela concorda com os estatutos seguintes da igreja Parousia.
O conselho de Parousia tem o direito de excluir um membro.
Veja 1 Coríntios 5.
Mateus 18:15-17 Se o seu irmão pecar contra você, vá e mostre-lhe o seu erro. Mas faça isso em particular, só entre vocês dois. Se essa pessoa ouvir o seu conselho, então você ganhou de volta o seu irmão. 16 Mas, se não ouvir, leve com você uma ou duas pessoas, para fazer o que mandam as Escrituras Sagradas. Elas dizem: “Qualquer acusação precisa ser confirmada pela palavra de pelo menos duas testemunhas.” 17 Mas, se a pessoa que pecou não ouvir essas pessoas, então conte tudo à igreja. E, se ela não ouvir a igreja, trate-a como um pagão ou como um cobrador de impostos.1 Timoteo 5:19-20 Não aceites acusação contra presbítero, senão com duas ou três testemunhas. Aos que pecarem, repreende-os na presença de todos, para que também os outros tenham temor.
Alguns rações de excluir:
- Prática de roubo ou furto.
- Prática de bigamia, poliandria.
- Prática de homossexualismo.
- Prática de pedofilia.
- Prática de estupro ou incesto.
- Crimes severos.
- Prática de adultério.
- Solicitação espontânea de desligamento.
Em qualquer das situações, o acusado deverá ser comunicado da abertura de processo de desligamento, com antecedência mínima de 10 (dez) dias, dando-lhe ampla oportunidade de defesa, que poderá se fazer porquaisquer meios de provas
FÉ
João 3:16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
O membro de Parousia crê que Deus é o Criador de terra, Genesis 1:1-27 e que o pecado entrou no mundo por Adão Genesis 3:6-7 A mulher viu que a árvore era bonita e que as suas frutas eram boas de se comer. E ela pensou como seria bom ter entendimento. Aí apanhou uma fruta e comeu; e deu ao seu marido, e ele também comeu. Nesse momento os olhos dos dois se abriram, e eles perceberam que estavam nus. Então costuraram umas folhas de figueira para usar como tangas.
Ele/ela crê que Jesus morreu na Cruz de Gólgota e ressuscitado, depois 40 dias subiu ao Céu e hoje está sentado a mão direita do Pai, Marcos 15 e 16.
Depois uma pessoa aceita Jesus Cristo como Salvador, o Espírito Santo entra no corpo e começa morar dentro desta pessoa.
1 Coríntios 6:19-20 Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus, pois ele os comprou e pagou o preço. Portanto, usem o seu corpo para a glória dele.
1 Coríntios 3:16-17 Certamente vocês sabem que são o templo de Deus e que o Espírito de Deus vive em vocês. Assim, se alguém destruir o templo de Deus, Deus destruirá essa pessoa. Pois o templo de Deus é santo, e vocês são o seu templo.
2 Coríntios 5:5 nos deu o seu Espírito como garantia de tudo o que ele tem para nos dar.
Depois uma pessoa aceita Jesus Cristo como Salvador, ele/ela é batizado por imersão em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Batismo não é para bebês, porque o batismo é um ato consciente que sou um pecador e preciso de Jesus Cristo como Salvador.
Atos 8:35-39 Então, Filipe, abrindo a boca e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus. 36 E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? 37 E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. 38 E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou. 39 E, quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou o seu caminho.
Atos 10:44-48 E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. 45 E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios. 46 Porque os ouviam falar em línguas e magnificar a Deus. 47 Respondeu, então, Pedro: Pode alguém, porventura, recusar a água, para que não sejam batizados estes que também receberam, como nós, o Espírito Santo? 48 E mandou que fossem batizados em nome do Senhor. Então, rogaram-lhe que ficasse com eles por alguns dias.
Atos 16:31-33 E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. 32 E lhe pregaram a palavra do Senhor e a todos os que estavam em sua casa. 33 E, tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes os vergões; e logo foi batizado, ele e todos os seus.
O crente que crê que Jesus Cristo morreu na cruz do Gólgota pode tomar o Ceia do Senhor.
1 Coríntios 11:23-30 23 Porque eu recebi do Senhor este ensinamento que passei para vocês: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, pegou o pão 24 e deu graças a Deus. Depois partiu o pão e disse: “Isto é o meu corpo, que é entregue em favor de vocês. Façam isto em memória de mim.” 25 Assim também, depois do jantar, ele pegou o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança feita por Deus com o seu povo, aliança que é garantida pelo meu sangue. Cada vez que vocês beberem deste cálice, façam isso em memória de mim.” 26 De maneira que, cada vez que vocês comem deste pão e bebem deste cálice, estão anunciando a morte do Senhor, até que ele venha. 27 Por isso aquele que comer do pão do Senhor ou beber do seu cálice de modo que ofenda a honra do Senhor estará pecando contra o corpo e o sangue do Senhor. 28 Portanto, que cada um examine a sua consciência e então coma do pão e beba do cálice. 29 Pois, a pessoa que comer do pão ou beber do cálice sem reconhecer que se trata do corpo do Senhor, estará sendo julgada ao comer e beber para o seu próprio castigo. 30 É por isso que muitos de vocês estão doentes e fracos, e alguns já morreram.
Crianças (de crentes) podem tomar o Ceia do Senhor, se eles quiserem.
1 Coríntios 7:14 Porque o marido descrente é santificado pela mulher, e a mulher descrente é santificada pelo marido. Doutra sorte, os vossos filhos seriam imundos; mas, agora, são santos.
O membro precisa crescer de bebê em fé para adulto em fé. Por isso ele/ela deve ler cada dia sua Bíblia, orar e participar em reuniões de estudo Bíblicos, reuniões de orações, etc.
1 Coríntios 3:1-3 E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. 2 Com leite vos criei e não com manjar, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis; 3 porque ainda sois carnais, pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois, porventura, carnais e não andais segundo os homens.
1 Hebreus 5:12-14 Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite e não de sólido mantimento. 13 Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. 14 Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.
Com crescimentoo Espírito Santo da Don(s) ao crente.
1 Coríntios 12:4-11 Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. 5 E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. 6 E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. 7 Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil. 8 Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; 9 e a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; 10 e a outro, a operação de maravilhas; e a outro, a profecia; e a outro, o dom de discernir os espíritos; e a outro, a variedade de línguas; e a outro, a interpretação das línguas. 11 Mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.
Cada membro é um membro de corpo do Senhor Jesus Cristo e precisa investigar qual é seu lugar no corpo do Senhor.
1 Coríntios 12:12-31 Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. 13 Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. 14 Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. 15 Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo? 16 E, se a orelha disser: Porque não sou olho, não sou do corpo; não será por isso do corpo? 17 Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato? 18 Mas, agora, Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. 19 E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? 20 Agora, pois, há muitos membros, mas um corpo. 21 E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça, aos pés: Não tenho necessidade de vós. 22 Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários. 23 E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra. 24 Porque os que em nós são mais honestos não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela, 25 para que não haja divisão no corpo, mas, antes, tenham os membros igual cuidado uns dos outros. 26 De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele. 27 Ora, vós sois o corpo de Cristo e seus membros em particular. 28 E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente, apóstolos, em segundo lugar, profetas, em terceiro, doutores, depois, milagres, depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. 29 Porventura, são todos apóstolos? São todos profetas? São todos doutores? São todos operadores de milagres? 30 Têm todos o dom de curar? Falam todos diversas línguas? Interpretam todos? 31 Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho ainda mais excelente.
Pela gratidãoao que o Senhor Jesus Cristo fez na Cruz para o crente, o crente da seu dizimo e ofertas.
Marcus 12:41-44 E, estando Jesus assentado defronte da arca do tesouro, observava a maneira como a multidão lançava o dinheiro na arca do tesouro; e muitos ricos depositavam muito. 42 Vindo, porém, uma pobre viúva, depositou duas pequenas moedas, que valiam cinco réis. 43 E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva depositou mais do que todos os que depositaram na arca do tesouro; 44 porque todos ali depositaram do que lhes sobejava, mas esta, da sua pobreza, depositou tudo o que tinha, todo o seu sustento.
O dizimo no velho testamento foi aos sacerdotes para sustentar o templo e os sacerdotes. Assim o dizimo de crente está destinado a sustentar o edifício da igreja e os salários de pastor (es) e obreiros.
As ofertas no velho testamento foram acima de dizimo (coletas, nascimento, etc.). O membro pode indicar onde sua oferta vai. Nossa igreja usa as ofertas para campanhas de evangelizar, cestas de alimentos, missionários, semi-internatos, etc.
O membro entra a igreja com roupas digna. Ele/ela entra na casa do Senhor, o Deus Todo-Poderoso.O Deus é mais Santo !
Mateus 22:11-14 Quando o rei (Jesus Cristo) entrou para ver os convidados, notou um homem que não estava usando roupas de festa 12 e perguntou: “Amigo, como é que você entrou aqui sem roupas de festa?” Mas o homem não respondeu nada. 13 Então o rei disse aos empregados: “Amarrem os pés e as mãos deste homem e o joguem fora, na escuridão. Ali ele vai chorar e ranger os dentes de desespero.”
Por isso na igreja, nós usamos roupas socais e dignas!
CASAMENTO
Deus o Pai, Jesus Cristo o Filho e o Espírito Santo são o Trindade, 3 pessoas divinas em um.
O humano é espírito, alma e corpo, 3 em 1.
Gênesis 2:24, Mateus 19:5 É por isso que o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa.O casamento começa com namoro, quer dizer primeiro espírito, o homem e a mulher vão conhecer as idéias e opiniões do outro. O que eles têm em comum espiritual e em fé.
A Bíblia está muita clara: um crente pode somente casar-se com um outro crente.
2 Cor 6.14 Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? 15 E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? 16 E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.Isto significa também que o homem e a mulher precisam ser de mesmo nível de fé. Um novo em fé (bebê) com um crente adulto em fé, não funciona.
Depois eles cuidam de tero seu próprio lar: deixa o pai e mãe. Eles vão começar uma nova família, independente dos pais.
Depois o casamento, e não antes, começa a relação sexual: para se unir uma só pessoa.
Lucas 1:34 A jovem Maria, sendo noiva, falou ao anjo: Como se fará isso, visto que não conheço varão?
Maria teve nenhuma intimidade com seu noivo Jose !
Casamento correto: Civil e na igreja, depois a relação sexual.
A relação sexual significa casamento civil, legalmente (e na igreja) ou não!
Gênesis 24:67 E Isaque trouxe-a para a tenda de sua mãe, Sara, e tomou a Rebeca, e foi-lhe por mulher, e amou-a.
Isaque não teve uma festa de casamento, ele simplesmente entrou a Rebeca, e deste momento ela esteve esposa dele.
1 Corintios 6:16 Ou será que vocês não sabem que o homem que se une com uma prostituta se torna uma só pessoa com ela? As Escrituras Sagradas afirmam: “Os dois se tornam uma só pessoa.”
Assim relação sexual é casamento! E se não confirmado civil os crentes devem casar-se civil e na igreja.
DIVORCIO
Jesus é muito claro, divorcio entre crentes não é possível.
Mateus 19:5-6 E Deus disse: “Por isso o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa.” Assim já não são duas pessoas, mas uma só. Portanto, que ninguém separe o que Deus uniu.
Mateus 19:9 Portanto, eu afirmo a vocês o seguinte: o homem que mandar a sua esposa embora, a não ser em caso de adultério, se tornará adúltero se casar com outra mulher.
Assim só morte ou adultério termina o casamento.
Mateus 5:32 O Jesus disse: Mas eu lhes digo: todo homem que mandar a sua esposa embora, a não ser em caso de adultério, será culpado de fazer com que ela se torne adúltera, se ela casar de novo. E o homem que casar com ela também cometerá adultério.
Marcos 10:12 E, se a mulher mandar o seu marido embora e casar com outro homem, ela também estará cometendo adultério.
Lucas 16:18 Se um homem se divorciar e casar com outra mulher, comete adultério. E quem casar com a mulher divorciada também comete adultério.
Porém a parte que não comete adultério está livre de casar-se de novo, mas a parte que comete adultério precisa terminar o relacionamento e não pode ter mais um relacionamento sexual.
Depois de quebrado o casamento pelo adultério, eles NÂO podem voltar.
Só quando um casamento terminou por divorcio sem que os cônjuges tivessem um relacionamento sexual, eles podem voltar.
Deuteronômio 24:1-4 Pode acontecer que um homem case, mas depois de algum tempo não goste mais da esposa porque há nela alguma coisa que não agrada a ele. Nesse caso ele deve preparar um documento de divórcio, entregá-lo à esposa e mandá-la embora. 2 Ela irá, e então poderá acontecer que case com outro homem 3 e que este também não goste mais dela e se divorcie; ou então poderá acontecer que ele morra. 4 Em qualquer um desses casos, o primeiro marido não poderá casar de novo com essa mulher; ela é impura para ele. Casar de novo com ela seria uma ofensa contra Deus, o Senhor. Portanto, não deixem que se cometa um pecado tão grave assim na terra que o Senhor, nosso Deus, lhes está dando para ser de vocês.
1 Coríntios 7:10-11 Para os que já estão casados tenho um mandamento, que não é meu, mas do Senhor: que a mulher não se separe do seu marido. Porém, se ela se separar, que não case de novo ou então que faça as pazes com o marido. E que o homem não se divorcie da sua esposa.
Isto significa que ambos ficaram sem relacionamento sexual. Quando um dos dois começa um relacionamento sexual, este parte comete adultério, e a outra parte será livre de casar-se de novo.
MAS observe o comando, estas palavras são do SENHOR Jesus Cristo, eles se precisam reconciliar!
PECADOS SEVEROS
Pecado contra o Espírito Santo: mentir contra Espírito Santo.
Atos 5:1-11 Mas um homem chamado Ananias, casado com uma mulher que se chamava Safira, vendeu um terreno 2 e só entregou uma parte do dinheiro aos apóstolos, ficando com o resto. E Safira sabia disso. 3 Então Pedro disse a Ananias: – Por que você deixou Satanás dominar o seu coração? Por que mentiu para o Espírito Santo? Por que você ficou com uma parte do dinheiro que recebeu pela venda daquele terreno? 4 Antes de você vendê-lo, ele era seu; e, depois de vender, o dinheiro também era seu. Então por que resolveu fazer isso? Você não mentiu para seres humanos – mentiu para Deus! 5 Assim que ouviu isso, Ananias caiu morto; e todos os que souberam do que havia acontecido ficaram com muito medo. 6 Então vieram alguns moços, cobriram o corpo de Ananias, levaram para fora e o sepultaram. 7 A mulher de Ananias chegou umas três horas depois, sem saber do que havia acontecido com o marido. 8 Aí Pedro perguntou a ela: – Me diga! Foi por este preço que você e o seu marido venderam o terreno? – Foi! – respondeu ela. 9 Então Pedro disse: – Por que você e o seu marido resolveram pôr à prova o Espírito do Senhor? Os moços que acabaram de sepultar o seu marido já estão lá na porta e agora vão levar você também. 10 No mesmo instante ela caiu morta aos pés de Pedro. Os moços entraram e, vendo que ela estava morta, levaram o corpo dela e o sepultaram ao lado do marido. 11 E toda a igreja e todos aqueles que souberam disso ficaram apavorados.
Pecados de corpo
1 Coríntios 5:1-3 Agora estão dizendo que há entre vocês uma imoralidade sexual tão grande, que nem mesmo os pagãos seriam capazes de praticar. Fiquei sabendo que certo homem está tendo relações com a própria madrasta! 2 Como é que vocês podem estar tão orgulhosos? Pelo contrário, vocês deviam ficar muito tristes e expulsar do meio de vocês quem está fazendo uma coisa dessas. 3-4 Quanto a mim, ainda que não esteja presente aí pessoalmente, estou com vocês em espírito. E, agindo como se eu estivesse aí, já julguei, pela autoridade do nosso Senhor Jesus, o homem que está fazendo essa coisa horrível. Quando vocês se reunirem, estarei com vocês em espírito. Então, pelo poder do nosso Senhor Jesus, que estará presente conosco, 5 entreguem esse homem a Satanás, para que o seu corpo seja destruído, mas o seu espírito seja salvo no Dia do Senhor.
1 Coríntios 6:18-20 Fujam da imoralidade sexual! Qualquer outro pecado que alguém comete não afeta o corpo, mas a pessoa que comete imoralidade sexual peca contra o seu próprio corpo. 19 Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus, 20 pois ele os comprou e pagou o preço. Portanto, usem o seu corpo para a glória dele.
Seu corpo é um templo de Espírito Santo. Por isso quando você comete impureza com seu corpo sexualmente, o pecado é severo por causa que seu corpo é do Espírito Santo.
Romanos 1:26-28 Por causa das coisas que essas pessoas fazem, Deus as entregou a paixões vergonhosas. Pois até as mulheres trocam as relações naturais pelas que são contra a natureza. 27 E também os homens deixam as relações naturais com as mulheres e se queimam de paixão uns pelos outros. Homens têm relações vergonhosas uns com os outros e por isso recebem em si mesmos o castigo que merecem por causa dos seus erros. 28 E, como não querem saber do verdadeiro conhecimento a respeito de Deus, ele entregou os seres humanos aos seus maus pensamentos, de modo que eles fazem o que não devem.
CORPO DE CRENTE
No momento uma pessoa aceita o Senhor Jesus Cristo como Salvador, o crente recebe o Espírito Santo que vai morar no o corpo de novo-nascido.1 Coríntios 6:19-20 Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus, pois ele os comprou e pagou o preço. Portanto, usem o seu corpo para a glória dele.
O Espírito Santo é Santo, por isso o crente precisa viver uma vida santa.
- Não fumar.
- Não usar droga.
- Beber com moderação ou não beber quando este pode incomodar seus irmãos, Romanos 14:21.
- Não piercing e não tatuagens. Levítico 19:28 Nem façam marcas (cortes) no corpo.
- Não consulta de trevas (espíritos maus, demônios, horóscopos, acupuntura, cartas, etc.).
- Homens não cabelo comprido, mas para mulheres é um orgulho. 1 Coríntios 11:14-15Pois a própria natureza ensina que o cabelo comprido é uma desonra para o homem, mas para a mulher o cabelo comprido é motivo de orgulho.
- Comer como moderação. Têm muitos pobres no mundo e os crentes precisam dividir (comida e bens) com os menores. Atos 2:45 Vendiam as suas propriedades e outras coisas e dividiam o dinheiro com todos, de acordo com a necessidade de cada um. 46Todos os dias, unidos, se reuniam no pátio do Templo. E nas suas casas partiam o pão e participavam das refeições com alegria e humildade.
- Abster-se de sangue Atos 15:29. Não comer sangue, carne sacrificadas aos ídolos, não ter relação sexual quando o mulher está menstruando.
- Observe o domingo (sábado) Atos 15>29.
OBRAS DE CRENTE
A salvação é completa a obra do Senhor Jesus Cristo. Completa graça, MAS este não significa que o crente pode continuar vivendo no pecado (Romanos 6:1), mas o crente precisa viver uma vida santa e fazer as obras do Senhor Jesus Cristo.
Obediência a lei (10 mandamentos são nossa guia) pelo o poder do Espírito Santo. Os 10 mandamentos mostram que o humano é pecador. Nenhuma pessoa está capaz de cumprir os 10 mandamentos, só pelo o poder de Espírito Santo o crente pode ser obediente aos 10 mandamentos, e quando quebra convessa que peca. Jesus foi para cumprir a lei.Veja Mateus 5:517; 19:17-21; 22:37-40. Só pelo fé no Senhor Jesus Cristo o crente entra no Céu.
Mateus 28:19-20 Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês. E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.1 Coríntios 3:9-17 Porque nós somos companheiros de trabalho no serviço de Deus, e vocês são o terreno no qual Deus faz o seu trabalho. Vocês são também o edifício de Deus. 10 c usando o dom que Deus me deu, eu faço o trabalho de um construtor competente. Ponho o alicerce, e outro constrói em cima dele; porém cada um deve construir com cuidado. 11 Porque Deus já pôs Jesus Cristo como o único alicerce, e nenhum outro alicerce pode ser colocado. 12 Alguns usam ouro ou prata ou pedras preciosas para construírem em cima do alicerce. E ainda outros usam madeira ou capim ou palha. 13 O Dia de Cristo vai mostrar claramente a qualidade do trabalho de cada um. Pois o fogo daquele dia mostrará o trabalho de cada pessoa: o fogo vai mostrar e provar a verdadeira qualidade do trabalho. 14 Se aquilo que alguém construir em cima do alicerce resistir ao fogo, então o construtor receberá a recompensa. 15 Mas, se o trabalho de alguém for destruído pelo fogo, então esse construtor perderá a recompensa. Porém ele mesmo será salvo, como se tivesse passado pelo fogo para se salvar. 16 Certamente vocês sabem que são o templo de Deus e que o Espírito de Deus vive em vocês. 17 Assim, se alguém destruir o templo de Deus, Deus destruirá essa pessoa. Pois o templo de Deus é santo, e vocês são o seu templo.
2 Coríntios 5:10 Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal.
O crente não recebe mais julgamento sobre seus pecados, pelo graça e fé o crente é livre, mas AINDA o crente aparecerá no tribunal de Cristo para responder por tudo seus atos na sua vida. Veja também Mateus 25:31-46.
Tiago 2:14-18 Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé e não tiver as obras? Porventura, a fé pode salvá-lo? 15 E, se o irmão ou a irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento cotidiano, 16 e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e lhes não derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? 17 Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. 18Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.
OBREIROS NA IGREJA
Cada crente tem seu lugar no corpo do Senhor Jesus Cristo, pode ser mãe, dona de casa, evangelista, obreiro, ou outro. Veja o que a Bíblia fala.1 Timóteo 3:1-13 Esta é uma palavra fiel: Se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. 2 Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; 3 não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; 4 que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia 5 (porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?); 6 não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo. 7 Convém, também, que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta e no laço do diabo. 8 Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância, 9 guardando o mistério da fé em uma pura consciência. 10 E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis. 11 Da mesma sorte as mulheres sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo. 12 Os diáconos sejam maridos de uma mulher e governem bem seus filhos e suas próprias casas. 13 Porque os que servirem bem como diáconos adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.
Tito 1:6-10 presbíteros, como já te mandei: 6 aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes. 7 Porque convém que o bispo seja irrepreensível como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância; 8 mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante, 9 retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina como para convencer os contradizentes.Romanos 12:6-8 De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada: se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; 7 se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; 8 ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.
1 Coríntios 12:28-30 Ora, vós sois o corpo de Cristo e seus membros em particular. 28 E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente, apóstolos, em segundo lugar, profetas, em terceiro, doutores, depois, milagres, depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. 29 Porventura, são todos apóstolos? São todos profetas? São todos doutores? São todos operadores de milagres? 30 Têm todos o dom de curar? Falam todos diversas línguas? Interpretam todos?
1 Coríntios 14: 34-35 As mulheres estejam caladas nas igrejas, porque lhes não é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é indecente que as mulheres falem na igreja.37 reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor.
VINDA DE CRISTO
1 Coríntios 15:51-52 Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
1 Coríntios 15:42 Assim também a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo em corrupção, ressuscitará em um corpo incorruptível.
1 Tessalonicenses 4:15-17 Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. 16 Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; 17 depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
Primeiro o Senhor Jesus Cristo vem nas nuvens para coletar os crentes. Então primeiro os crentes mortos (no paraíso) serão ressuscitados e segundos os crentes vivos na terra serão ressuscitados e juntos vão com Jesus Cristo ao Céu. Onde os crentes apareceram diante de tribunal do Senhor Jesus Cristo.
O segundo via de Jesus Cristo (Messias) será no mundo.
Zacarias 14:1-5 Eis que vem o dia do Senhor, em que os teus despojos se repartirão no meio de ti. 2 Porque eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém; e a cidade será tomada, e as casas serão saqueadas, e as mulheres, forçadas; e metade da cidade sairá para o cativeiro, mas o resto do povo não será expulso da cidade. 3 E o Senhor sairá e pelejará contra estas nações, como pelejou no dia da batalha. 4 E, naquele dia, estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele, para o sul. 5 E fugireis pelo vale dos meus montes (porque o vale dos montes chegará até Azel) e fugireis assim como fugistes do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá; então, virá o Senhor, meu Deus, e todos os santos contigo, ó Senhor.
Todos os nações batalharam contra o Israel no fim de 7 anos de tribulação. Então no Armagedom o Senhor Jesus Cristo aparecerá com seus santos e derrotará os nações e o diabo.
Depois começa o reino de mil anos, quando a Satanás será amarrado. Depois mil anos Satanás é solto e depois vencido para sempre. O fim da Satanás e os demônios é o lago de fogo, Apocalipse 20.
ISRAEL E A IGREJA
A igreja do Senhor Jesus Cristo que foi construído no povo de Israel. Primeiro o evangelho é para o povo do Jesus, segundo para os gentios.Romanos 11: 11-21 Digo, pois: porventura, tropeçaram, para que caíssem? De modo nenhum! Mas, pela sua queda, veio a salvação aos gentios, para os incitar à emulação. 12 E, se a sua queda é a riqueza do mundo, e a sua diminuição, a riqueza dos gentios, quanto mais a sua plenitude! 13 Porque convosco falo, gentios, que, enquanto for apóstolo dos gentios, glorificarei o meu ministério; 14 para ver se de alguma maneira posso incitar à emulação os da minha carne e salvar alguns deles. 15 Porque, se a sua rejeição é a reconciliação do mundo, qual será a sua admissão, senão a vida dentre os mortos? 16 E, se as primícias são santas, também a massa o é; se a raiz é santa, também os ramos o são. 17 E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo jambuzeiro, foste enxertado em lugar deles e feito participante da raiz e da seiva da oliveira, 18 não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti. 19 Dirás, pois: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado. 20 Está bem! Pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé; então, não te ensoberbeças, mas teme. 21 Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme que te não poupe a ti também.
A ORDEM NA IGREJA
1 Coríntios 14-26-34 Portanto, meus irmãos, o que é que deve ser feito? Quando vocês se reúnem na igreja, um irmão tem um hino para cantar; outro, alguma coisa para ensinar; outro, uma revelação de Deus; outro, uma mensagem em línguas estranhas; e ainda outro, a interpretação dessa mensagem. Que tudo seja feito para o crescimento espiritual da igreja. 27 Se algum de vocês falar em línguas estranhas, então que apenas dois ou três falem, um depois do outro, e que alguém interprete o que está sendo dito. 28 Mas, se não houver ninguém que possa interpretar, então fiquem calados e falem somente consigo mesmos e com Deus. 29 No caso de dois ou três receberem a mensagem de Deus, estes devem falar, e os outros que pensem bem no que eles estão dizendo. 30 Se uma outra pessoa que estiver ali sentada receber a mensagem de Deus, quem estiver falando deve se calar. 31 Vocês todos podem anunciar a mensagem de Deus, um de cada vez, para que todos aprendam e fiquem animados. 32 Quem fala deve controlar o dom de anunciar a mensagem de Deus, 33 pois Deus não quer que nós vivamos em desordem e sim em paz. Como em todas as igrejas do povo de Deus, 34 as mulheres devem ficar caladas nas reuniões de adoração. Elas não têm permissão para falar.
Porem na nossa igreja falar em línguas estranhas será só permitido quando o crente também interpretar ou no mesmo tempo outro crente interpretar.Só 1 crente no mesmo tempo ora.
Nossa igreja obediência a lei de Brasil que o nivo de som fica debaixo 80 dB.
Uma crente feminina não prega, ela pode dar sua testemunha, fala só na reunião de mulheres.
Eu, ......................................................................................., RG .................................................concordo com estes regimentos da igreja Parousia.
Assinatura..........................................................
|